sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ícones Londrinos Parte I

Quando vocês pensam na cidade de Nova York, creio que para a maioria venha na cabeça alguns ícones característicos da cidade, como os táxis amarelinhos, as sacolas e camisetas estampadas com "I ♥ NY", a estátua da liberdade... Pois fiquem sabendo que Londres também tem as suas carinhas conhecidas e identificáveis! Vou falar um pouquinho sobre alguns símbolos da cidade que o governo britânico moderniza com muita delicadeza e sensibilidade pois sabe a importância de suas raízes e zela para manter sua beleza histórica.

BIG BEN

Primeiramente, aqui vai uma curiosidade que eu acho que nem todo mundo sabe: "Big Ben'' é o nome dado ao sino da torre do Palácio de Westminster, e não ao relógio que também fica nela. É claro que, depois de algum tempo, o nome foi aceito para se referir à torre em si.

O sino possui nada mais nada menos que 13 toneladas e tem esse apelido por conta de uma homenagem feita a Sir Benjamin Hall, primeiro Barão de Llanover. A
opção inicial de nome era ''Royal Victoria'' ou simplesmente ''Victoria'', em homenagem à rainha Vitória, mas o parlamento inglês optou pelo nome atual.

O relógio do Big Ben é o terceiro maior relógio de torre do mundo e o maior com quatro lados. Também é considerado o relógio mais fotografado do mundo. É conhecido como Tower Clock, ou Clock Tower, e é famoso pela sua precisão e tamanho. Há 150 anos permanece marcando as horas da mesma forma e com as mesmas monóto
nas badaladas. Porém, houve uma vez em que uma família de pássaros pousou em seu ponteiro, desregulando o horário em 5 minutos.


CABINE TELEFÔNICA VERMELHA

Quem não conhece ou nunca viu essas famosas cabines vermelhinhas em algum lugar? Elas surgiram no ano de 1920 e hoje são um dos principais cartões postais de Londres. A cor vermelha enfretou muitos problemas no início. Alguns moradores chegaram a pedir que fosse substituída por uma cor mais discreta, como o creme ou cinza. Pode isso? Elas são lindas assim!

Infelizmente, com o tempo as cabines foram perdendo espaço para os celulares, mas mantiveram o charme que atrai milhares de turistas todos os anos. De acordo com uma agência de notícias em 2008, Londres contava com aproximadamente 12,7 mil cabines telefônicas, mas a companhia responsável por elas pretendia reduzir esse número.


TÁXI PRETO

Também chamado de ''black cab'', o táxi preto de Londres é um dos símbolos da cidade. Eles custam muito caro, mas o que quase ninguém sabe é que esse tipo de táxi oferece um serviço muito útil para os turistas: tours pela capital britânica! Os motoristas são muito experientes e geralmente são senhores de idade com uma habilidade incrível para contar histórias.

Mas o mais curioso é que, se tu quer ser motorista de um ''black cab'', precisa passar por 4 anos de estudo para ganhar a licença! Eles são submetidos a testes rigorosíssimos antes de começar a dirigir pelas ruas londrinas. Por isso, costumam cobrar valores maiores do que ônibus e metrô. Uma corrida de 6 a 13 minutos, custa entre 5 e 8 libras, por exemplo.

Apesar do nome, hoje em dia, os black cabs podem ser também verdes, rosas, amarelos ou azuis. Mas vamos combinar que, tirar foto em um VERDADEIRO black cab seria muito mais emocionante!


Interessante, né? No próximo post vou falar de mais alguns símbolos britânicos, então aguardem a parte II.

Até mais, gente. :3

3 comentários:

William Nascimento disse...

O táxi preto é bacana. Já as cabines são tradicionalíssimas! Como você disse:"Quem não conhece ou nunca viu".

Já o BIG BEN dispensa comentários. Fantástico e o marco zero no horário mundial.
Ótima postagem! Abraçoss

Shou disse...

muito boa postagem. E claro que todos conhecem esse tipo de coisa e ÓBVIO que eu invejo as pessoas que convivem com essas "marcas" xD

ótimo blog ^^

Shou disse...
Este comentário foi removido pelo autor.